
Supergan é enriquecido com as bactérias inteligentes (tecnologia Smartbac) e comprovadamente gera maior disponibilização dos nutrientes para as plantas, melhor enraizamento e produtividade, além de proporcionar ganhos ao solo
A crescente demanda por soluções sustentáveis no agronegócio tem impulsionado a adoção da agricultura regenerativa — prática que ganha cada vez mais relevância como uma abordagem essencial para o futuro do setor, ao aliar produtividade à preservação dos recursos naturais. Diferente dos sistemas convencionais, ela busca restaurar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade e melhorar o ciclo da água, promovendo um ecossistema agrícola mais equilibrado e resiliente. Neste cenário, a brasileira Superbac, pioneira no mercado nacional e que há mais de 20 anos desenvolve soluções biotecnológicas de alta performance para a agricultura, se destaca.
A empresa é a única a disponibilizar o Supergan, um fertilizante biotecnológico que incorpora o Smartgran — um condicionador biológico de solo enriquecido com bactérias inteligentes (tecnologia Smartbac) — no mesmo produto, tendo essa dupla função certificada e registrada no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Comprovadamente, a nossa biotecnologia gera maior disponibilização dos nutrientes para as plantas, melhora o enraizamento e a produtividade, além de proporcionar ganhos na qualidade biológica do solo”, diz Fernando Barros, gerente de desenvolvimento de negócios da empresa.
O Supergan possui macro e micronutrientes que promovem uma nutrição equilibrada e, associados às bactérias inteligentes do produto, criam um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas. Esse conjunto tecnológico é capaz de gerar uma maior eficiência nutricional, estimular a vida biológica, promover a fixação de nitrogênio, solubilizar fósforo e potássio, além de propiciar o enraizamento e o crescimento das plantas. Prova dessa eficiência é a maior presença das enzimas arilsulfatase e betaglicosidase, envolvidas no ciclo do enxofre e do carbono.
Outro destaque da tecnologia é sua contribuição para o aumento da produtividade em uma mesma área, mediante a inserção de matéria orgânica no processo de adubação e o aumento da diversidade de espécies de microrganismos benéficos ao solo e à planta. De forma análoga, as bactérias inteligentes também promovem o aumento da atividade microbiana, resultando na maior produção de uma série de enzimas importantes para o processo de disponibilização e aporte de nutrientes. “O resultado desse pacote tecnológico é um solo com melhor qualidade biológica e mais produtivo, com menor necessidade de fertilizantes químicos convencionais, somado à eficiência nutricional das culturas”, completa Barros.
Maior enraizamento, melhor produtividade
A tecnologia do fertilizante biotecnológico da Superbac também contribui para a melhoria do solo em três níveis: físico (estrutura/porosidade), químico (macro e micronutrientes/fertilidade) e biológico (estimula e melhora a parte viva do solo — microrganismos e microfauna), formando um ambiente favorável ao equilíbrio da biota. “Trabalhos científicos comprovam que, ao melhorarmos a qualidade biológica, automaticamente geramos um ambiente mais equilibrado, resultando em maior produtividade no final do processo. E nisso somos únicos e pioneiros”, destaca Luiz Fernando Costa Ribeiro Silva, responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Superbac.
O especialista reforça ainda que o Supergan tem alta concentração de bactérias, o que o torna muito mais eficiente que qualquer outro produto orgânico, conforme comprovado cientificamente. Além disso, é um produto que atende a todos os tipos de cultivo, como milho, soja, café, cana-de-açúcar, batata, maçã, tomate, entre outros. “Garantimos todos esses benefícios com o nosso registro no Mapa. Afinal, temos o único fertilizante biotecnológico do mercado com condicionador de solo, em que todas as suas características geram benefícios ao meio ambiente, fazendo a planta produzir mais e melhor”, finaliza Silva.
Sobre a Superbac
Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como agricultura, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.
Kassiana Bonissoni 19983200286 kassiana@ruralpress.com.br