
Curso presencial capacitará participantes em elétrica básica e iluminação para espetáculos; inscrições abertas até 7 de agosto
Patrocinado pela ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, o Núcleo Conexão Cultural está com inscrições abertas para uma formação gratuita e presencial de Elétrica e Iluminação Cênica em Guarulhos, São Paulo, voltada para jovens de baixa renda a partir de 18 anos. O curso, que conta com 50 vagas disponíveis, é realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Investir na formação de jovens é investir no presente e no futuro do País. Na ISA ENERGIA BRASIL, embasados pelo Programa Conexão Desenvolvimento, temos o propósito de gerar valor para a sociedade por meio de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico local”, afirma Mayara Ribeiro, coordenadora de Sustentabilidade da ISA ENERGIA BRASIL.
No total serão 196 horas de capacitação em elétrica básica e iluminação cênica, com foco em práticas profissionais e normas de segurança. As aulas acontecem em um laboratório equipado especialmente para o projeto e o processo formativo inclui a criação de mapas de iluminação, que serão exibidos gratuitamente por 30 dias em espaço público acessível. A formação prepara os participantes para atuarem em shows, teatros, eventos e equipamentos culturais, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa local.
Os alunos aprenderão os conceitos básicos de eletricidade, segurança em instalações elétricas, circuitos e materiais, instalações residenciais, normas técnicas, iluminação cênica para espetáculos e concluirão o curso com um projeto prático de mapas de iluminação.
As inscrições vão até 7 de agosto, exclusivamente por meio do link: https://nucleoconexaocultural.com.br/iluminacaocenica/. A seleção inclui entrevistas no dia 12 de agosto, com resultado divulgado em 15 de agosto, e as aulas começam em 18 de agosto. Os cursos acontecerão em duas turmas disponíveis: sempre de segunda a quinta, nos horários das 18h às 20h ou das 20h às 22h.
“Apesar de Guarulhos ser a segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo, a oferta de espaços culturais dedicados à formação é limitada, especialmente no que diz respeito a cursos totalmente gratuitos que visam preparar as novas gerações para o futuro. Nesse contexto, o Núcleo Conexão Cultural destaca-se como uma referência para os habitantes de Guarulhos, reconhecido pela qualidade do ensino, infraestrutura moderna e um corpo docente altamente experiente”, relata Thiago Catelani, Coordenador de Produção do projeto.
Os alunos ainda recebem material didático e cesta básica mensal, desde que estejam frequentando regularmente as aulas, que são ministradas na Rua Comendador João Torquarto Lazzarini, 804 – Vila Nova Bonsucesso. A iniciativa integra as ações do Projeto Jacarandá, da ISA ENERGIA BRASIL, localizado em Guarulhos (SP).
Sobre a ISA ENERGIA BRASIL
A ISA ENERGIA BRASIL (B3: ISAE3; ISAE4) é líder em transmissão de energia no País, por meio da gestão de 35 concessões que impulsionam a transição energética em todo o Brasil, distribuídas em 18 Estados. A companhia é responsável por cerca de 30% da energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo, além de ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias, como as primeiras subestações digital e 4.0, o primeiro sistema de armazenamento de energia em baterias em larga escala e o primeiro sistema com tecnologia FACTS do Brasil do tipo smart valves.
Com mais de 1.600 colaboradores(as), a empresa tem a sua estratégia de geração de valor sustentável pautada em três pilares: gerar valor ao acionista, criar impactos sociais e ambientais positivos e garantir a longevidade corporativa. Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (130 em operação e sete em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.