Celebrando a arte popular e a força das paixões, Assombro de Bixo lança poético single “Avesso ao Inverso”

A banda mineira Assombro de Bixo apresenta o intenso single “Assombro de Bixo”, faixa que antecipa o lançamento de seu álbum de estreia. Fruto de estudos e vivências que envolvem ritmos caipiras, música afro-brasileira, música de concerto, rock e MPB, a banda mineira Assombro de Bixo propõe uma experiência que conecta o passado e o presente da música brasileira. Após apresentar o começo de sua viagem sonora com o single homônimo, eles ampliam a jornada com a poética e dançante “Avesso ao Inverso”.

 

Ouça “Avesso ao Inverso”: https://tratore.ffm.to/avessoinverso 

 

“‘Avesso ao inverso’ é uma canção que fala do amor e da entrega de amar uma pessoa. Essa música nasceu justamente a partir dessa reflexão, pensando essa narrativa de estar entregue ao outro, como em uma dança em que você se deixa levar por quem está dançando com você”, conta o autor da música, Augusto Vargas.

 

Além dele, a banda é formada por Victor Hugo, Bruno Tuler, Edwirges Margarita, Isabel Mergh, Mariana de Assis e René Eberle. Inspirada pela cosmogonia dos mundurukus — que dá nome à banda — e homenageando o grupo setentista Bixo da Seda, Assombro de Bixo transita entre o improviso do repente e as musicalidades nordestinas e afro-brasileiras em uma proposta autoral inovadora. Isso fica evidente no novo single, que convida os ouvintes para se entregar ao ritmo.

 

Ouça “Assombro de Bixo”: https://tratore.ffm.to/assombrode 

 

“A música cresce conforme avança a narrativa dessa dança, que é embalada pela melodia constante que o violão evoca, mostrando como quem se envolve nela se sente, do ‘avesso ao inverso’. Ou seja, as nuances de amar e ser amado fazem você sentir de corpo inteiro e às vezes o interior desse sentir está à flor da pele, do lado de fora. Sendo que, no final das contas, está tudo em seu devido lugar e é tudo uma coisa só”, reflete Augusto.

 

O grupo também se destaca por valorizar artistas da cena de Juiz de Fora e região, como Edson Leão Ferenzini, Ricardo Aguiar Campos e Edmon Neto. Em sua trajetória, participou de importantes eventos culturais, como a 18ª edição do Festival de Viola de Piacatuba — onde conquistou o terceiro lugar interpretando “Capoeirão”, de Ricardo Aguiar —, além de apresentações marcantes no projeto Palco Central, em Juiz de Fora.

 

“Avesso ao Inverso” foi gravado entre o Estúdio Ladobe e o Na boca da mata – Estúdio em casa e está disponível e mtodas as plataformas de música. O álbum é resultado de um projeto aprovado no PROGRAMA CULTURAL MURILO MENDES (PCMM) – da Prefeitura de Juiz de Fora, gerenciado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa.

  • Notícias relacionadas

    MIS São Paulo abre as portas para os 50 anos do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

    Programação especial no dia 31 de maio terá roda de conversa e exibição de filmes Cinco décadas de traços, ideias e movimento. O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *